HISTÓRIA DA LIGA

LBJJ
Idealizada pelo Mestre Adair Alves que reuniu um grupo de Professores oriundos dos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro, São Paulo e Distrito Federal, com vista na expansão da Arte Marcial para todo o Brasil, a Liga Brasileira de Jiu-Jitsu foi fundada em 13 de Julho de 1991. Foi criada uma diretoria provisória que teve como Presidente e Vice-Presidente os Mestres Adair Alves de Almeida (Minas Gerais) e Célio Caneca (Rio de Janeiro), respectivamente. No mesmo ano ocorreu o 1º CAMPEONATO BRASILEIRO INTERCLUBES DE JIU-JITSU na cidade de Belo Horizonte no mês de Dezembro. 

Em Junho de 1992 foi eleita a primeira presidência oficial da LBJJ e teve como Presidente o Professor João Leandro Neto (Minas Gerais) e como Vice-Presidente o Professor Silvio Pereira (Rio de Janeiro), que tomaram posse em 26 de Setembro de 1992, na cidade de Caldas Novas, GO, data e local do segundo evento oficial da Liga. A partir de então a LBJJ começou a promover campeonatos anuais, sempre no mês de Setembro e a cada ano em cidades diferentes, contando com a participação de várias equipes vindas de várias partes do Brasil. As assembléias para as decisões a serem tomadas em relação aos assuntos de interesse da Liga eram realizadas antes ou depois dos eventos e na cidade onde os mesmos aconteciam. Em Setembro de 1995, o Mestre Hilton Leão foi eleito unanimemente Presidente da Liga, tendo como Vice o Professor José Guilhermo, por um período de 3 anos. No ano de 1997 a Liga Brasileira mudou o endereço de sua sede, passando do Centro de Belo Horizonte, para o Bairro Serrano, na mesma cidade onde se encontra até hoje. Depois da mudança de endereço a Liga começou a crescer e a ganhar mais espaço e prestígio. No ano de 1998 a Liga bateu seu Primeiro Recorde de competidores, foi no 9º CAMPEONATO BRASILEIRO, realizado na cidade de Ouro Preto, MG, tendo mais de 800 competidores e 34 Equipes participantes. 

O Mestre Hilton foi reeleito por mais três anos, em 1999, e teve como Vice o Professor Silvio Caldas, de Brasília. A partir daí a Liga começou a apoiar um evento que já estava virando tradição em Belo Horizonte: A COPA LEÃO DOURADO DE JIU-JITSU, que passou a fazer parte do calendário oficial da Entidade. 

Em 2001 a Liga promove seu primeiro Exame de Faixa Pretas e Concessão de Grau, tendo formado e graduado 17 Faixas Pretas. Em 2002 o Mestre Hilton foi novamente reeleito tendo na chapa, como Vice-Presidente, o prof. Flávio Teixeira Dias Neto, Prof. Da Equipe Kimura, e que ocupam o cargo até os dias atuais. No ano de 2003, através de muitos contatos, e devido ao grande prestigio de seu Presidente, no cenário nacional, a Liga adquiriu junto à Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu a classificação dos atletas Campeões, Vices e 3º Colocados de seus dois importantes Campeonatos para o Mundial de Jiu-Jitsu. No ano de 2005 a Liga obteve mais um grande feito, com a realização do 16º Brasileiro Interclubes na cidade de Betim – MG. O evento foi um grande sucesso, com recorde de público e de competidores. Desde a sua Fundação até os dias de atuais, a LIGA BRASILEIRA DE JIU-JITSU – LBJJ – tomou importante lugar no cenário do Jiu-Jitsu Nacional. Atualmente a Liga segue as mesmas regras e normas da Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu, procurando crescer junto com esta renomada Entidade.

TOP